Correio Popular Notícia




Acir pede recursos para as vítimas da enchente

Data da notícia: 11/03/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140311-131.jpg[/IMG](Da Redação) O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) fez um apelo nesta segunda-feira (10) ao Ministério da Integração Nacional para que agilize o reconhecimento da situação de calamidade pública em seu estado, devido às fortes chuvas que atingem a região nas últimas semanas. Ele salientou que o reconhecimento do estado de calamidade pública pelo governo federal é importante para viabilizar a liberação de recursos da ordem de R$ 16 milhões, necessários para cobrir os prejuízos causados pela enchente, sobretudo nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
O senador Gurgacz fez ainda um convite à presidente da República, Dilma Rousseff, para que visite a região e possa verificar as dimensões dos estragos causados pelas chuvas. Ele também pediu ao Ministério da Pesca e Aqüicultura a prorrogação por mais dois meses do pagamento do seguro defeso para os pescadores de Rondônia, que estarão impedidos de exercer suas atividades nos próximos dois meses.
?Essa enchente já deixou mais de 12 mil pessoas desabrigadas, nas contas oficiais da Defesa Civil. Comunidades, distritos e municípios inteiros estão isolados por conta das alagações e sofrem restrições de alimento, de água potável, higiene etc?, disse em Plenário. Com informações da Agência Senado.

[B]Rondônia enfrenta a pior enchente em 47 anos, diz Valdir Raupp[/B]


[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140311-132.jpg[/IMG]O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) voltou a pedir ajuda federal para amenizar os efeitos das cheias em Rondônia, onde a chuva deve continuar por pelo menos mais dez dias. Ele disse que há cerca de 10 mil pessoas desabrigadas na capital, Porto Velho, e perto de 1 mil na cidade de Nova Mamoré.
Além disso, contou que há prejuízos na economia do estado, pois a produção agropecuária está se perdendo. Segundo Valdir Raupp, faz 47 anos não se via uma enchente assim em Rondônia: ?Em 82, teve uma grande enchente. Em 97, eu era governador do estado, teve uma outra grande enchente, que chegou a marca dos 17 metros e 53 centímetros. Mas agora já está mais de dois metros, ou até acima disso?, afirmou. Com informações da Ag. Senado.

Fonte:






Noticia vista 1654 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.